Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Massagem em Gestante

Os benefícios da Massagem para Gestantes
A prática da massagem durante a gravidez atua em muitos níveis, trabalhando as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma suave e adaptada a este período tão especial.
 
Quais as vantagens para uma grávida fazer massagem? Além de fortalecer o corpo e prepara a futura mamãe para o parto, a massagem também relaxa, minimiza os desconfortos, atua diretamente no sistema nervoso e contribui para se alcançar estados meditativos e contemplativos de consciência que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável.
 
A massagem durante a gravidez não substitui o cuidado pré-natal, porém contribui com os seguintes benefícios:
1) Reduz stress e promove relaxamento profundo;
2) Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto;
3) Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso;
4) Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão;
5) Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático;
6) Ajuda a manter a elasticidade da pele e,
7) Promove consciência corporal e relaxamento necessários para um parto ativo.
 
A aplicação da massagem para gestantes deve ser feita de forma cuidadosa, atenta para suas necessidades especiais e limitações. Alguns movimentos, manobras e tipos de toque são específicos para cada período da gravidez e há diversas técnicas para as futuras mamães se beneficiarem. O estilo e a intensidade do toque de massagem podem variar muito e também influenciar seus efeitos.
 
Mas quais os tipos de massagens para uma grávida? Thai Massagem com Aromaterapia, Massagem Ayurvédica, Shiatsu bem leve, Tui-Ná, Quick Massage e principalmente a Drenagem Linfática e a Reflexologia são indicadas desde que a plicadas por profissional Massoterapeuta especializado em gestantes.
 
Em geral, a massagem pode ser feita tranquilamente em uma gravidez normal e em mulheres de todas as idades. Algumas contra-indicações devem ser observadas como gravidez de risco e hipertensão, nestes casos o médico deve ser consultado.
 
A pele é nosso maior órgão de sentido e muito está relacionada à nossa saúde. A superfície da pele é composta de milhares de receptores nervosos que transmitem os impulsos e sensações que absorvemos por eles para todo o corpo e mente. Ser tocado de forma terapêutica ou amorosa libera substancias químicas de efeitos relaxantes e curativos. Quando tocados e acariciados desta forma, nosso nível de estresse diminui, a circulação melhora e as moléculas naturais do prazer se realçam, viajando através da corrente sanguínea da mãe e do bebê.
 
Ser massageada é sempre uma boa experiência, quer esteja grávida ou não. Especialmente durante a gravidez a massagem ajuda na manutenção do corpo e fortalece o sistema imunológico, mulheres grávidas que recebem massagem dormem melhor, sofrem menos ansiedade e depressão e também apresentam menos complicações no trabalho de parto.
 
A massagem tem um papel significativo na preparação da futura mamãe, pois a experiência do contato corporal durante a gestação, o trabalho de parto e após o nascimento do bebê proporciona mais eficiência transmitir carinho, conforto e segurança ao seu filho.
 
Procure de forma acalentadora e carinhosa com freqüência, durante toda a gestação massagem com toques suaves e gentis, fricções com óleo sem ativos nas pernas, costas, braços e barriga. Podem ser feitos por companheiros e familiares.

Curativo de Acne

O curativo de acne é uma tratamento destinado a atenuar manchas causadas por acne, equilibrando a oliosidade, com ação cicatrizante e anti-séptica.

Lifting

A palavra lifting vem do ingles "to lift". O lifting é uma tecnica que associa a hidratação e a nutrição cosmetica tonifacando a musculatura facial, favorecendo a elasticidade, iluminosidade, e a umidade dos tecidos, mantendo o equilibrio hidrico da pele. Tem como objetivo retardar e amenizar os sinais de envelhecimento.
Lifting de Rosto Quanto Custa Procedimento Lifting de Rosto, Quanto Custa, Procedimento

Peeling Facial

A palavra Peeling tem origem do inglês "to peer" que significa descamar, pelar. é um tratamento que serve para diminuir a espessura da capa córnea da epiderme, apagando alguns aspectos inesteticos da cútis e promovendo, a renovação celular, clareando a pele podendo até eliminar manchas, devolvendo ao cliente uma pele nova e mais elástica.


Indicação para o Peeling:
- Rejuvenecimento, ameniza rugas e pregas cutâneas;
- Cicatrizes de acne;
- Queratose e cicatrizes superficiais;
- Elastose;
- Cistos e comedões;
- Discromias;
- Rinofina.


Existem 5 tipos de peeling:
Peeling Físico - Consiste em aplicar um cosmético que contenha substancias abrasivas para remover células mortas e aumentar a permeabilidade cutânea, para absorção de outros princípios ativos.


Peeling Químico - Consiste na aplicação de um agente esfoliante, que irá produzir uma esfoliação de profundidade variável, seguida de uma lesão e posterior epitelização. Sua finalidade é rejuvenecer a pele, melhorar sua textura, cor e suavidade rugas e manchas.


Peeling Biológico - Consiste na utilização de enzimas proteoliticas que hidrolisam a queratina, diminuindo a espessura da camada córnea.


Peeling Vegetal - Consiste em gomagem, em massagens circulares de geis, cujo veiculo evapora-se, ficando sobre a pele grumos que carregam as células mortas, deixando a pele suave e limpa.
 me
Peeling Mecânico (Dermoabrasão) - Consiste na utilização de lixas em alta rotatividade, lixando a epiderme. Indicado nos casos de cicatrises de acne.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Limpeza de Pele Profunda

A limpeza da pele sempre é executada de maneira tradicional, atuando com as várias fases de emoliência, esfoliação, extração, desincrustação, entre outros.
Ela tem a finalidade de desobstruir os poros e limpar a pele em profundidade. A avaliação da pele é muito importante, para analisar o tipo de pele e sua real situação no momento inicial, a fim de direcionar a um tratamento adequado.

 Os métodos que nos permitem identificar com facilidade o tipo de pele a ser tratada são:
- Inspeção visual: feita a olho nu pelo profissional ou através de uma lente de aumento à luz fria;
- Palpação: através da sensibilidade tátil nos dedos, que nos permite um perfeito exame;
- Reconhecimento: pelos conhecimentos teóricos da profissional, analisando as características da pele da cliente e fazendo um histórico completo da mesma (prontuário estético facial).

Banho de Lama

Tratamento indicado para nutrir através dos oligoelementos (encontrados nas argilas) e hidratar (através dos ativos – aveia, ginkgo biloba e aloe vera) a pele. Realizado em todo o corpo ou em locais específicos, como SPA de pés ou mãos. Excelente para aplicações em gestantes, em todo o corpo ou região do abdômen, prevenindo o aparecimento de estrias e flacidez local.

Freqüência do tratamento: uma vez a cada 20 ou 30 dias, ou quando julgar necessário.
Manutenção diária da (o) cliente: sempre após o banho, passar Loção Hidratante ou Óleo e protetor solar FPS 15 nos locais que ficam expostos ao sol.
 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Acne e Cravos

O que é ?
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais.

Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.

A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.

As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos).

Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Manifestações clínicas
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se
intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:
Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
acne comedoniana

Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
acne cistica
Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

Tratamento
Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.

A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.

Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.
acne

Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.

O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico.

O tratamento da acne deve ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso. Não use remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao seu tipo de pele. A duração do tratamento é longa, geralmente nunca é menor do que seis meses, portanto, paciência. Esclareça suas dúvidas com o dermatologista que o acompanha, ele sempre poderá ajudá-lo.

É importante saber que algumas pessoas apresentam melhoras com certos medicamentos e outras não. Por isso, pode ser que seu médico precise trocar a sua medicação caso o tratamento inicial não esteja surtindo efeito para o controle da doença.
Referência: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/acne.shtml

Tipos de Pele

Conheça o seu tipo de pele


Pele Alípica (seca):  - Ausência de brilho
                               - Ostios pouco perceptíveis
                               - Superfície áspera
                               - Tendência a descamação e sensibilidade
                               - Facilidade ao desenvolvimento de linhas de expressões


Pele Lipidica (oleosa): - Brilho excessivo
                                - Ostios dilatados
                                - Superfície untuosa, úmida e brilhante
                                - Tendência formação de comedões e pústulas


Pele Mista: - Área seca nas laterais do rosto
                  - Áreas oleosas nas zonas (testa, nariz e queixo)


Pele Eudermica (normal): - Perfeito equilíbrio de funcionamento das glândulas
                                         - Superfície macia
                                         - Encontrada em crianças até 12 anos de idade


Pele Acnéica: - Apresenta oleosidade em toda face
                      - Tem aparência avermelhada com presença de comedões e pústulas
                      - Apresenta pápulas, nódulos e físulas

quinta-feira, 2 de junho de 2011